x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 80

Balanço de abertura

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 semana Quarta-Feira | 17 abril 2024 | 06:40

Você precisa levantar o saldo anterior das contas que compõe o balanço com um dia anterior a data que você precisa.

Exemplo: A contabilidade se iniciará dia 01/01/2024, então, deverá ser realizado um levantamento com posição em 31/12/2023.


É necessário efetuar um levantamento do saldo de todas as contas patrimoniais da empresa nesta data: Caixa, Banco, recebíveis, estoques, imobilizado (inclusive com depreciação acumulada), fornecedores a pagar, salários a pagar, empréstimos a pagar, impostos a pagar (dividindo entre longo e curto prazo), saldo do capital social integralizado e, caso o ativo levantado seja superior ao passivo e ao capital, você encontrará o saldo de lucros acumulados, caso seja inferior será o saldo de prejuízos acumulados.

É importante deixar claro para seu cliente os limites da responsabilidade que você está assumindo ao levantar este balanço de abertura, afinal de contas, toda empresa deve manter escrituração contábil desde sua abertura.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.