x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 48

Frete sobre aquisição de imobilizado

javerson da silva assis

Javerson da Silva Assis

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Crédito
há 1 semana Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 11:58

Olá,
Uma dúvida, no caso de aquisição de imobilizado junto com outro ítem que não seja imobilizado... por exemplo na mesma nota um notebook (imobilizado) e teclado e mouse (não imobilizado)... porém o valor do frete é único e não tem como separar... esse frete entra no imobilizado junto com o notebook ou vai para despesa junto com os demais ítens?

ALLAN

Allan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 17:16

Boa tarde Javerson,
O que compõe o custo do imobilizado não é apenas o item em si mas também todos os equipamentos, acessórios e custos envolvidos para que o mesmo fiquei pronto para ser utilizado. No meu ponto de visto, todo o montante seria o imobilizado.
Att.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 20:39

Concordo com o Alan. Apenas para complementar: Entendo o raciocínio de entender que os periféricos podem danificar mais cedo e serem substituídos, contudo, nesta substituição de mouse, teclado e outros, é importante reconhecer como despesa de manutenção do imobilizado.

Pelo menos utilizamos esta metodologia aqui no escritório.

javerson da silva assis

Javerson da Silva Assis

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Crédito
há 6 dias Terça-Feira | 30 abril 2024 | 18:21

No caso este teclado e mouse não necessariamente seria para o mesmo notebook... foram comprados no mesmo fornecedor que enviou tudo em uma mesma nota com o mesmo frete. Eis a questão... o frete seria imobilizado ou despesado?

ALLAN

Allan

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 dias Quinta-Feira | 2 maio 2024 | 13:35

Javerson,
como o teclado e mouse não faz parte do equipamento, podem ser tratados diretamente como despesa. No meu ponto de vista, como o notebook é o principal item da nota com um alto valor agregado, também imobilizada o frete em relação a ele pois compõe o custo de aquisição.
Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.