x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.454

LICENÇA MATERNIDADE - FALECIMENTO DA CRIANÇA

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 21 semanas Sexta-Feira | 1 dezembro 2023 | 10:41

Temos um caso que a gestante saiu de licença, teve o bebê, porém o bebê ficou 05 meses em UTI e veio a óbito,

a mãe ficou os 120 dias de licença, venceu o prazo e como a criança estava ainda hospitalizada em UTI, prorrogou-se o prazo da Licença maternidade aguardando alta médica, para daí sim prorrogar por 120 dias após alta média a Licença maternidade

Porém no 5ª mês após nascer a criança faleceu,

Dúvida: Com o falecimento encerra-se a Licença Maternidade? ou após falecimento prorroga-se por período igual ao internamento (05 meses no caso)? Existe algum entendimento sobre essa situação?

Aguardo Nobres Colegas

Sds Osmair

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 21 semanas Sexta-Feira | 1 dezembro 2023 | 11:18

Para fins de concessão do salário-maternidade, considera-se parto o evento que gerou a certidão de nascimento ou certidão de óbito da criança. Ou seja, caso seja realizado o parto, gerando assim uma certidão de nascimento e o bebê veio a falecer, dá o direito à licença maternidade de 120 dias.

Nesse caso, ela ficará afastada pelos 120 dias normalmente, que é o prazo da prorrogação estabelecido em Lei.

Prorrogação de licença-maternidade para famílias com bebês prematuros é aprovada na CAE. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a extensão por mais 120 dias da licença-maternidade, após a alta hospitalar, para famílias com bebês prematuros (PL 386/2023).

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D
Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 21 semanas Sexta-Feira | 1 dezembro 2023 | 15:59

Anne de Souza

Ainda estou na dúvida

o falecimento considera-se como alta médica?

Filho nasceu 26/06/2023, ficou na UTI até 23/11/23 (quando faleceu) portanto totalizando 147 dias

A mãe se afastou em 26/06/2023 ficando os 120 dias que tinha direito (teoricamente acabaria em 26/10/23), como não ganhou alta médica, continuou em Licença maternidade (prorrogando) a espera de uma alta médica, pra daí sim contar 120 dias após essa alta.

Acontece que 147 dias após nascimento a criança faleceu

Pergunta: com a data do falecimento considera-se alta médica? e quantos dia a mãe ainda permanecerá em Licença Maternidade?

Att. Osmair

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 21 semanas Segunda-Feira | 4 dezembro 2023 | 15:30

Osmar,

o marco inicial da licença-maternidade é a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido. Nesse caso, deve-se aguardar a alta da mãe e a partir daí se conta o período de prorrogação. Como você mencionou, tanto a licença, como a prorrogação dela, é de 120 dias. Então ela permanecerá afastada pelos dias que restam da prorrogação. Esse é meu entendimento. 

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D
ELISABETE

Elisabete

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 1 semana Terça-Feira | 16 abril 2024 | 17:09

Caro Osmair, 
Estou com a mesma situação que vc teve e gostaria de saber se vc encontrou solução para essa situação.

Desde já agradeço se puder compartilhar a solução encontrada.

Elisabete 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.