x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 83

Nota fiscal complementar de ICMS

Marco Medeiros

Marco Medeiros

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 1 semana Terça-Feira | 16 abril 2024 | 11:15

Olá Pessoal!. Emiti uma nota fiscal com 7 itens, e 3 deles estavam com a alíquota de ICMS de 7%, quando na verdade deveriam estar 12%. Ao emitir uma nota fiscal complementar de ICMS, qual o procedimento correto no detalhamento dos produtos? Eu poderia colocar um único item com uma descrição genérica (exemplo: "Nota Fiscal complementar"), sem NCM, informando o valor total do ICMS relativo aos três itens? ou teria de detalhar um a um, calculando a diferença de cada um deles?

Marco Medeiros

Marco Medeiros

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 5 dias Quarta-Feira | 24 abril 2024 | 10:12

Bom dia a todos! Gostaria de agradecer a resposta do Valdemiro, e também fazer uma correção em minha indagação. Não foram 3 itens que eram ICMS 12% e sairam ICMS 7%. Na verdade são 2 itens que eram aliquota ICMS de 12% e sairam aliquota ICMS 7% e 1 item que era aliquota de ICMS 18% e saiu aliquota de ICMS 12%. Nessa situação, poderiamos emitir uma única nota fiscal complementar, colocando um único item com uma descrição genérica (exemplo: "Nota Fiscal complementar"), sem NCM, informando o valor total da diferença do ICMS relativo aos três itens? ou teria de detalhar um a um, calculando a diferença de cada um deles?  
Agradeço pela atenção, fico no aguardo.   

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.