x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 239

Erro da conta para restituição do Imposto de Renda

Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 5 abril 2024 | 15:18

Boa tarde!

Eu fiz uma declaração de imposto de renda referente ano 2023 de uma pessoa que nem sabia que estava obrigada. E deu restituição, mas hoje que percebi uma coisa, ao colocar os dados da conta caixa que  é poupança, eu coloquei agencia, conta para o credito e tipo de conta foi pagamento não coloquei operação. Ja´está na fila para restituição, e posso retificar a declaração dizendo que é poupança e colocar a operação?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 3 semanas Sexta-Feira | 5 abril 2024 | 15:39

Daiana Silva, boa tarde.

Pode sim, mas como será uma nova transmissão, ela irá voltar para fila de processamento.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 3 semanas Sábado | 6 abril 2024 | 09:49

Bom dia.
Para alteração da conta para restituição (ou pagamento) do Imposto de Renda, não há necessidade de retificadora.

Basta:
> acessar o GOV.BR,
> Menu Declaração do IRPF 2024 - fazer declaração, e,
> Consultar e alterar conta para crédito de restituição

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 semanas Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 11:15

Bom dia, Hugo obrigada! Mas já está na fila para restituição e se eu fizer está alteração não irá voltar para análise ou voltar pra fila? Eu estou com nova declaração do imposto de renda deste cliente para fazer de novo é a conta poupança, mas no programa só deixa colocar operação com 3 digitos e não com 4, por isso que na declaração anterior eu coloquei agencia e conta da caixa e conta de pagamento e não poupança, por não, pois na operação só deixa colocar 3 dígitos.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 11:25

Daiana, bom dia.
Sim, voltará para a fila de restituição.

Confesso  que quando vou colocar conta da CEF, sinto calafrios, pois nem sempre dá certo ou quase sempre dá errado.

Mais aconselhável e prático utilizar a chave PIX (que  obrigatoriamente deverá ser o CPF do contribuinte).

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Daiana  Silva

Daiana Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 3 semanas Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 12:04

Entendi, Hugo. Então na declaração anterior que foi entregue fora do prazo, por não saber que estava obrigado. Eu entreguei assim tipo de conta: conta de pagamento, agencia caixa e conta caixa sem colocar a operação, sabendo que a conta dele lá e poupança e não consegui colocar operação, pois são 4 dígitos e lá só aceita 3 dígitos do número de operação. Ai não estou querendo corrigir isso, deixar assim mesmo. Ele não quer q eu coloque o pix, pois me disse q vai demorar pra receber a restituição.

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 3 semanas Segunda-Feira | 8 abril 2024 | 17:36

Boa tarde!

Mesmo no PIX vai demorar um pouco para receber a restituição.

A restituição por PIX não passa na frente dos grupos prioritários tradicionais, que são (por ordem):
idosos acima de 80 anos;
idosos entre 60 e 79 anos;
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.