x

Open finance

Novos recursos do Open finance são lançados nesta segunda-feira (15); veja o que muda

Novas funcionalidades do Open Finance, Transferência Inteligente e Agendamento Recorrente, permitem a automação de pagamentos.

15/04/2024 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Open finance: novos recursos são lançados nesta segunda-feira (15)

Novos recursos do Open finance são lançados nesta segunda-feira (15); veja o que muda

A partir desta segunda-feira (15), o Open Finance passa a contar com duas novas funcionalidades: a Transferência Inteligente e o Agendamento Recorrente. 

As novas funcionalidades estão inseridas na Fase 3 do Open Finance, dedicada aos pagamentos, e abrangem soluções como Pix e iniciadores de pagamentos.

Esses avanços representam uma significativa expansão nas ferramentas disponíveis no sistema financeiro nacional, já que permitem a automação de pagamentos.

Especialistas acreditam que essas novas soluções têm o potencial de transformar a experiência dos usuários do Open Finance. Entenda o que muda.

Transferência Inteligente

A Transferência Inteligente permite que os usuários façam investimentos ou se protejam contra o uso desnecessário de cheque especial, de forma programável e automática.

Ou seja, essa funcionalidade é uma automação de pagamentos que representam a evolução da gestão financeira pessoal e envolvem movimentações entre contas do mesmo cliente.

Dessa forma, pessoas que não têm costume de poupar por falta de hábito ou de organização poderão criar regras em que automaticamente valores serão separados. O usuário é quem escolhe a frequência para fazer a movimentação financeira automática de fundos entre contas da mesma titularidade.

A Transferência Inteligente também permite, por exemplo, criar uma regra em que toda vez que o usuário entrar no cheque especial, de forma que os recursos de uma conta sejam transferidos automaticamente para outra para o saldo não ficar negativo e não haver incidência de juros.

Agendamento Recorrente

Por outro lado, o Agendamento Recorrente permitirá que o usuário programe pagamentos com valores constantes, como pagamentos para pessoas físicas, doações, produtos em varejistas e outras transferências regulares.

Tanto indivíduos quanto empresas terão a capacidade de utilizar essa funcionalidade para transferir valores para diferentes destinatários. As quantias transferidas serão sempre fixas e realizadas na data especificada pelo usuário.

Essa nova funcionalidade permitirá que até 60 pagamentos de parcelas fixas sejam agendados em um período de 24 meses.

Open finance

As novas funcionalidades do Open finance dependem da aprovação do usuário, que precisa concordar em compartilhar seus dados entre diferentes instituições financeiras.

Ao conceder seu consentimento para o compartilhamento de informações, o cliente estabelece limites claros sobre como esses dados podem ser utilizados pela instituição, restrito apenas à finalidade específica para a qual foi autorizado (por exemplo, para realizar transferências Pix automáticas) e dentro de um período determinado. 

É importante ressaltar que as instituições financeiras não têm permissão para utilizar essas informações para qualquer outra finalidade, conforme reforça a Febraban.

Durante o último ano de atividade, a entidade registrou um notável aumento no ecossistema, com o número de autorizações passando de 21 milhões em janeiro de 2023 para 42 milhões em janeiro de 2024, representando um crescimento de 100% nesse intervalo de tempo.

Leia mais:

Open finance: o que esperar de 2024?

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.