x

ABONO PIS/PASEP

Nascidos em março e abril já podem sacar o abono do PIS/Pasep

Quantia está disponível no aplicativo da CTPS Digital e no Portal gov.br.

16/04/2024 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Abono do PIS/Pasep será pago para nascidos em março e abril

Nascidos em março e abril já podem sacar o abono do PIS/Pasep

Nesta segunda-feira (15), a Caixa Econômica Federal começou a liberar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024 a 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril.

A quantia do PIS/Pasep está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal gov.br.

No final de 2023, foi aprovado o calendário de liberação do abono seguindo o nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep.

Cerca de R$ 27 bilhões poderão ser sacados neste ano e, segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono de 2024 será pago a 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país.

O saque do PIS/Pasep poderá ser feito desde o dia da liberação do lote até 27 de dezembro deste ano e, após esse prazo, será necessário aguardar a convocação do Ministério do Trabalho e Previdência.

Saque dos valores

Os trabalhadores da iniciativa privada que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica irão receber o crédito de maneira automática no banco seguindo o mês de nascimento.

Enquanto isso, os demais receberão por meio da poupança social digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Se o cidadão não conseguir fazer a abertura da conta digital, o saque dos valores pode ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, Caixa Aqui, agências ou unidades lotéricas.

Vale destacar que o pagamento do abono acontece por meio do crédito em conta corrente ou poupança no Banco do Brasil e, caso não tenha, pode fazer a transferência por TED para uma conta de sua titularidade.

Confira o calendário de pagamentos do abono salarial

Nascidos em 

Recebem a partir de

Janeiro

15 de fevereiro

Fevereiro

15 de março

Março

15 de abril

Abril

15 de abril

Maio

15 de abril

Junho

15 de maio

Julho

17 de junho

Agosto

17 de junho

Setembro

15 de julho

Outubro

15 de julho

Novembro

15 de agosto

Dezembro

15 de agosto

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.